Qual será a sonoridade da caatinga? Poderíamos pensar em um gênero musical para o Sertão? É difícil delimitar precisamente, diante da grande multiplicidade cultural nesse território. No Brasil, se pensarmos em um gênero musical nacional, pensamos no samba. Além dele, sem dúvida, por todo o país, tem uma grande variedade de sons e de ritmos que pode ser encontrada.
No nordeste, samba pode ser sinônimo de forrobodó, de arrasta-pé.
Nas festas populares, diz-se que tem pagode, samba, forró e ainda outros ritmos, que se manifestam nos batuques. Mas, geralmente, quando dizemos forró, lembramos do ritmo e da música nordestina do Sertão.
É bem verdade que essa lembrança se deve, em grande parte, a Luiz Gonzaga (1912 - 1989). Originário de Exu, no interior de Pernanbuco, cantou sobre o sertanejo e o retirante. Ao sair de sua terra natal, já havia acompanhado muito forró, pé de serra, participando de festas familiares que integravam toda a comunidade. Seu pai era mestre de sanfona, o que fez com que Luiz desenvolvesse um ouvido muito bom.
Um dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga foi "Baião", de 1946. O grande êxito dessa canção gerou outra categoria ao ritmo, pois assimilava influências dos sambas e das congas cubanas.
Pensando um pouco mais na cultura da caatinga, os alunos do 4º B, fizeram uma homenagem a Luiz Gonzaga, cantando a música " Asa Branca", que também foi um grande sucesso do cantor.
Ficou lindo!!!! Parabéns pessoal!! Beijos, profª Simone
AI MEU DEUS DO CEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirnossa voces cantam bem !!!
ResponderExcluirque legal meu deus que legal
ResponderExcluirQue vergonha!!!! My dios!!!!
ResponderExcluirquantas vóses diferentes ficou muito legal laura vc toca flauta muito bem bjs bea
ResponderExcluirQue legal sua turma Simone trabalho lindo, ficamos emocionados aqui em casa com esta linda apresentação e também de ver a Camilli tocando junto com os amiguinhos, estão todos lindos!!!!!!
ResponderExcluirBeijo especial p/ minha princesinha.
Ai que vergonha!!!
ResponderExcluirMuito lindo. Parabéns a todos. A Laura não tinha a partitura inteira da música, procurou sozinha na internet, anotou nota por nota e começou a ensaiar há algum tempo. Estou muito orgulhosa do interesse e esforço da minha garotinha.
ResponderExcluirmuito legal
ResponderExcluir